segunda-feira, 27 de julho de 2009

Diário Gráfico "Crash" - São Paulo

O mês de Julho já está em seus últimos acordes e eu nem me dei conta de como passou batido.

Logo na primeira semana aterrissei na cidade onde mais se desenha no Brasil, São Paulo, para uma rodada do Diário Gráfico "Crash" com 2 grupos criativos.









Nossos 3 dias de trabalho intensivos resultaram em belos volumes encadernados e "pré-desbloqueados" com mil sugestões e caminhos gráficos ainda por percorrer. Muitos participantes já nos escreveram para dizer que seguem fazendo seus "experimentos" depois que a oficina terminou.



Tivemos desta vez a presença de estudantes, profissionais de design, tipografia, arquitetura e psicologia. Foram eles: Silvia Itaboraí, Diego Vaughan, Camilla Costa, Marco Rossi, Guilherme Athayde, Ellen Hardy, Diego Guerra, Gustavo Athayde, Danilo Yamamoto, Silvia Guimarães, Kaori Nagata, Nair "Kathlin", Hiro Kawahara, Henrique Nardi e Marina Chaccur.



Vejam também as fotos feitas pelo Henrique Nardi, participante da oficina e eminência parda da Tipocracia, a oficina que há 6 anos está levando a cultura tipográfica para todo o Brasil. Troquei muitas figurinhas (literalmente) com o Nardi, e convidei-o para participar dos dois turnos da aula final do curso, quando fazemos a encadernação do material produzido no dia anterior.

Nardi bateu o recorde da oficina produzindo 3 cadernos. Nunca poderíamos imaginar que apenas 3 semanas depois um destes cadernos seria leiloado no Encontro nacional de estudantes de design, evento que terminou ontem em Olinda (PE), 26 de Julho (veja a próxima postagem). O tal leilão foi uma idéia de última hora para saldar alguns prejuízos causados por um assalto a um ônibus de estudantes que foram ao evento. Generosidade gera generosidade!



A oficina em São Paulo teve também a presença de outra aficionada por tipografia, a talentosa Marina Chaccur e "last but not least" o ilustrador genial e querido amigo Hiro Kawahara








Deixo então registrado aqui no Blog do Marimbondo algumas imagens desta passagem do Diário Gráfico pela minha querida Sampa. Toda vez que estou lá sinto-me em outro país!

Em setembro tem mais.



0 comentários: