Logo na primeira semana aterrissei na cidade onde mais se desenha no Brasil, São Paulo, para uma rodada do Diário Gráfico "Crash" com 2 grupos criativos.




Nossos 3 dias de trabalho intensivos resultaram em belos volumes encadernados e "pré-desbloqueados" com mil sugestões e caminhos gráficos ainda por percorrer. Muitos participantes já nos escreveram para dizer que seguem fazendo seus "experimentos" depois que a oficina terminou.

Tivemos desta vez a presença de estudantes, profissionais de design, tipografia, arquitetura e psicologia. Foram eles: Silvia Itaboraí, Diego Vaughan, Camilla Costa, Marco Rossi, Guilherme Athayde, Ellen Hardy, Diego Guerra, Gustavo Athayde, Danilo Yamamoto, Silvia Guimarães, Kaori Nagata, Nair "Kathlin", Hiro Kawahara, Henrique Nardi e Marina Chaccur.

Vejam também as fotos feitas pelo Henrique Nardi, participante da oficina e eminência parda da Tipocracia, a oficina que há 6 anos está levando a cultura tipográfica para todo o Brasil. Troquei muitas figurinhas (literalmente) com o Nardi, e convidei-o para participar dos dois turnos da aula final do curso, quando fazemos a encadernação do material produzido no dia anterior.
Nardi bateu o recorde da oficina produzindo 3 cadernos. Nunca poderíamos imaginar que apenas 3 semanas depois um destes cadernos seria leiloado no Encontro nacional de estudantes de design, evento que terminou ontem em Olinda (PE), 26 de Julho (veja a próxima postagem). O tal leilão foi uma idéia de última hora para saldar alguns prejuízos causados por um assalto a um ônibus de estudantes que foram ao evento. Generosidade gera generosidade!

A oficina em São Paulo teve também a presença de outra aficionada por tipografia, a talentosa Marina Chaccur e "last but not least" o ilustrador genial e querido amigo Hiro Kawahara





Deixo então registrado aqui no Blog do Marimbondo algumas imagens desta passagem do Diário Gráfico pela minha querida Sampa. Toda vez que estou lá sinto-me em outro país!
Em setembro tem mais.


0 comentários:
Postar um comentário